Academia de Letras e Cultura vai lançar coletânea

 


Academia de Letras realiza sarau artístico

Em comemoração ao Dia da Mulher e ao Dia da Poesia, a Academia Guaçuiense de Letras e Cultura realizou no dia 14 de março, no Teatro Municipal Fernando Torres, o projeto Tertúlia – A força da mulher e da poesia, reunindo literatura, teatro, música, dança e artes plástica. A atração está disponível no canal youtube através do link https://www.youtube.com/watch?v=l1Dbzd3jpAg

A poetisa Veralúcia de Moraes, representando a instituição, foi quem fez a abertura do Sarau, quando falou da importância da Lei Aldir Blanc para os artistas do país. Em seguida, parte do elenco do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira fez a leitura de diversos poemas de autores guaçuienses, membros da academia e convidados, muitos enaltecendo a força e a beleza da mulher.  Outras participações vieram depois, como apresentação de dança pela Academia de Balé Rick Reis; números musicais com alunas da Escola de Música de Celso Montoni; e ainda uma participação especial na flauta com Rick Reis.

Os textos apresentados no evento da AGLC foram dos acadêmicos: Eliane Correia, Veralúcia de Moraes, Ivanete da Silva Glória, Miguel Lamas, Roosevelt da Silveira, Lourdinha Shuartz, Márcia Sardenberg, Aline de Paula, Calos Ola e Alice Albani, e das convidadas Júlia Barbosa, Rita Cogo e Giulian Soares Ola.

Este evento teve patrocínio da Lei Aldir Blanc, no seu inciso III, com edital da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Guaçuí.


Livro vai reunir textos de autores guaçuienses

Um antigo projeto da Academia Guaçuiense de Letras e Cultura saiu da gaveta e já ganha forma: uma coletânea de textos de seus confrades e confreiras, e convidados. A antologia está sendo produzida e em breve será lançada pela Editora Jordem, através do incentivo da Lei Aldir Blanc - edital nº 01/2020, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Guaçuí.


O livro é uma contrapartida do edital que visa à manutenção de espaços culturais em tempos de pandemia. A princípio a AGLC pretendia realizar palestras com a classe estudantil nas escolas falando dos mitos, lendas e da cultura da região do Caparaó, no entanto com o prosseguimento dos protocolos sanitários que suspendeu as aulas presenciais, o projeto foi alterado, optando por publicar a coletânea que fala de saudade, amores, reflexões e atualidades, sendo o primeiro nessa linha em nossa cidade.


A representante oficial da AGLC neste projeto, a autora Veralúcia de Moraes, acredita que o livro possa incentivar o surgimento de novos leitores e ainda despertar o talento de  novos autores, bem como apresentar ao público guaçuiense nossos escritores, em suas crônicas, poesias e contos.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACADEMIA DE LETRAS PROMOVE II SALÃO DE ARTES E CULTURA EM GUAÇUÍ

AGLC PROMOVE ENCONTRO DE ESCRITORES CAPIXABAS EM GUAÇUÍ

Academia de Letras realiza documentário dos 100 Anos do São Geraldo