ACADEMIA DE LETRAS REALIZA SEU I SALÃO DE ARTES E CULTURA EM GUAÇUÍ

 


Em comemoração aos seus 15 anos de existência, a Academia Guaçuiense de Letras e Cultura realizou, no período de 15 de abril a 05 de maio, uma coletiva de artes no Teatro Municipal Fernando Torres – Galeria Zélia Viana de Aguiar, denominada I Salão de Artes e Cultura de Guaçuí, que expôs obras de quinze artistas deste município.

A abertura oficial aconteceu na manhã do dia 16 de abril, teve a presença do Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Esporte – Guilherme Mendes, do Superintendente Regional de Educação de Guaçuí – Gilvan Quevedez, e dos artistas participantes, entre eles: Aline de Paula, Henrique Macedo, João Batista de Ferreira, Veralúcia de Moraes,  Brunno Souza, Vera Teixeira, Jorge Amitti, Cristina Gorini, Neide Aguiar, Carlos Faria e Rita Côgo.

Na ocasião, o Secretário Municipal Guilherme Mendes Santos parabenizou a todos os artistas expositores pelas belas obras produzidas e falou do interesse do município sempre apoiar esse tipo de evento para exaltar aqueles que já produzem essa arte e para incentivar o surgimento de novos artistas.


Os membros da academia, representados por Veralúcia de Moraes, Carlos Ola e Eliane Correia, mantiveram contato com pintores, desenhistas, ilustradores, artesãos e escultores com objetivo de levar para o salão as técnicas mais variadas e que mostram a diversidade artística de Guaçuí. E o que o público viu foram pinturas em óleo sobre tela, desenhos em grafite, máscaras em papel machê, obras em material alternativo, estandartes, entre outras linguagens. Quinze convidados estão presentes com suas peças.

Segundo esses organizadores, o objetivo do salão foi resgatar as mostras coletivas de artes plásticas do município tão ricas nos anos 80 e 90 e que revelaram pintores importantes no cenário do Estado. Outro objetivo foi incentivar o surgimento de novos nomes dentro deste segmento e despertar o olhar do público para as variadas estéticas.


Durante o período, além do público espontâneo, a coletiva recebeu a visitas de escolas municipais, escolas estaduais e escolas privadas, quando os alunos obtiveram informes sobre as técnicas e estilos dos artistas expositores.

O salão teve o apoio do Edital Johnny Machado, fruto da política de coinvestimento do Governo Estado do Espírito Santo (Funcultura) e Prefeitura Municipal de Guaçuí, com termo de compromisso assinado entre a Secretaria de Estado do Espírito Santo e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte de Guaçuí.

Os integrantes da AGLC - Henrique Almeida, Aline de Paula, Eliane Correia, Veralúcia de Moraes, Carlos Ola, Alice Albani, Rita Cogo, que presentes à abertura da exposição agradeceram a todos os artistas participantes parabenizando a todos pelos belos trabalhos apresentados.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACADEMIA DE LETRAS PROMOVE II SALÃO DE ARTES E CULTURA EM GUAÇUÍ

AGLC PROMOVE ENCONTRO DE ESCRITORES CAPIXABAS EM GUAÇUÍ

Academia de Letras realiza documentário dos 100 Anos do São Geraldo