ACADEMIA DE LETRAS DE GUAÇUÍ DÁ POSSE A NOVAS IMORTAIS

A Academia Guaçuiense de Letras e Cultura realizou no dia 05 de novembro, no Teatro Municipal Fernando Torres, a sessão solene de posse das escritoras e artistas Júlia Barbosa Gonçalves e Rita de Cássia Côgo, ambas com obras já publicadas e com reconhecimento de nosso público, nas cadeiras dos ilustres artistas Maria da Conceição Ferraz Marques e Mário Pereira de Figueiredo, respectivamente.


Essa sessão solene fez parte ainda das comemorações do aniversário de 15 anos de academia guaçuiense que visa preservar a memória do município, estimular o surgimento de novos escritores, bem como de novos fazedores de cultura e arte. Outro objetivo foi comemorar o Dia Nacional da Cultura ocorrido na data.


Para iniciar as atividades, foi composta a mesa com os membros da entidade, os acadêmicos Carlos Francisco Ola, Veralúcia de Moraes Freitas, Aline de Paula Macedo, Eliane Correia da Silva Oliveira, Alice Albani, Herique Macedo, Heliana Mara Soares, Celso Luiz Montoni, além das empossadas Júlia Barbosa Gonçalves e Rita e Cássia Côgo.


Em nome da presidência, o dramaturgo Carlos Ola saudou a todos os presentes e em seguida autorizou a leitura simplificada do histórico das escritoras e posse das mesmas. Essas receberam a pelerine e o certificado da AGLC – Associação Guaçuiense de Letras e Cultura.


Empossadas as novas confreiras, Júlia Barbosa Gonçalves apresentou a biografia da homenageada Maria Conceição Ferraz Marques em sua trajetória como artista plástica e cidadã dentro da comunidade guaçuiense, deixando o espaço cultural na Avenida Espírito Santo.


Já a acadêmica Rita de Cássia Côgo fez sua homenagem ao Maestro Mário Figueiredo compositor de mais de 300 composições, entre elas de hinos de cidades próximas a Guaçuí, como o hino de Dores do Rio Preto. Ele deixou sua contribuição como maestro na Lira Santa Cecília e na banda de Varre Sai, entre outras.



Na parte final da solenidade, a acadêmica Veralúcia de Moraes fez a declamação de dois poemas em que enfatizaram a amizade e a ressignificação, enchendo de lirismo e emoção o evento. Um convite a participação de todos em novos eventos.

Para finalizar, o presidente Carlos Ola falou do importante momento que vive a cultura e já adiantou novos projetos para academia, como os saraus itinerantes, o II Salão de Artes Plásticas e Cultura, e o Encontro de Escritores em Guaçuí. “É um momento de fomentar a cultura, despertar os jovens para a literatura, e assim renovar a Academia e a cultura da cidade”.


A sessão solene foi complementada brilhantemente pela participação da Escola de Música de Celso Montoni logo no início do evento, e também pelas exposições de quadros da artista plástica Maria Ferraz (Mariúcha) e por objetos, certificados e instrumentos do maestro Mário Figueiredo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nada será como antes amanhã!

ACADEMIA DE LETRAS PROMOVE II SALÃO DE ARTES E CULTURA EM GUAÇUÍ