AGLC PROMOVE ENCONTRO DE ESCRITORES CAPIXABAS EM GUAÇUÍ
A Academia Guaçuiense de Letras e
Cultura realizou no período de 22 a 24 de abril de 2024 o I Encontro de
Escritores Capixabas em Guaçuí que teve como objetivos comemorar o dia do livro
(23 de abril) e estimular a leitura, proporcionar o contato com temas atuais e
do passado histórico da literatura capixaba entre escritores e estudantes e
público espontâneo, e registrar outros olhares e outras perspectivas narrativas
sobre relações sociais no Estado do Espírito Santo com público leitor. Nesse
encontro também o participante, na maioria estudantes, entrou em contato com os
processos de escrita e as obras desses autores de trajetórias tão distintas,
bem como com a produção editorial numa feira de livros.
O foco principal foram os alunos, de todos os níveis, que puderam interagir com as obras, participar de encontros com autores através de palestras, debates, painéis e rodas de conversas, além de apresentações de teatro, música, saraus, contação de histórias, sessão de autógrafos, entre outras manifestações. As escolas José Antônio de Carvalho, Deocleciano de Oliveira, Anísio Teixeira, São Geraldo, Isaura Marques da Silva e Antônio Carneiro Ribeiro confirmaram sua parceria com o evento.
Segundo a entidade organizadora, em 2023 foi realizando um primeiro encontro municipal mostrando as potencialidades da literatura local; dessa vez o evento se expandiu e mostrou um pouco da produção capixaba, tornando-se o Encontro de Escritores Capixabas em Guaçuí que pretendeu estimular o hábito da leitura e aproximar os leitores dos escritores capixabas para debate das ideias e celebração do encontro do criador com seu público; além de os apreciadores da literatura conhecerem as várias formas de transformação da escrita em outras formas artes.
A programação foi totalmente gratuita e teve a participação de duas editoras capixabas – a Jordem e a Cousa, da Grande Vitória. A produção editorial capixaba, representada por estas editoras, academias e livreiros, esteve exposta no evento a fim de divulgar, ampliar o mercado e estimular o índice de leitores no território capixaba. “Essas editoras, com seus autores, participaram de dois painéis de debates e ainda estiveram fazendo o lançamento de livros de seus autores”, informa Carlos Ola um dos diretores da entidade.
O I Encontro de Escritores Capixabas em Guaçuí foi uma promoção da Academia Guaçuiense de Letras com recursos do Funcultura - Edital 03/2022 – Valorização da Diversidade Cultural Capixaba – Incentivo à Leitura, da Secult-ES. Contou ainda com atividades contempladas pelo edital municipal 003/2023 da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes com recursos da Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura.
Comentários
Postar um comentário